quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O CISNE NEGRO



O livro de Nassim Taleb com o título deste post é de leitura obrigatória para quem tem como objectivo vencer nesta sedutora arena que são os mercados financeiros.

Em resumo, alguns dos ensinamentos que tirei do “cisne negro”:
- a história e os mercados avançam aos saltos não seguindo padrões de comportamento normais (referência à distribuição de probabilidades normal – curva em forma de sino com grande concentração de observações em torno da média e probabilidade quase nula de acontecimentos com desvio muito grande face à média);

- os actores da história e dos mercados tendem a subestimar eventos raros de grande impacto;

- a nossa mente humana gosta de normalizar e sente-se confortável com a regularidade ao invés de pensar na ruptura e na irregularidade.  

- muitos actores simplesmente não sabem o que estão a fazer…mas “tudo bem” desde que estejam ancorados numa tese, mesmo que a tese seja uma fraude.

Abaixo alguns dos meus extravagantes cisnes negros previstos para 2012/2013 (alguns são cinzentos…ou seja não são assim tão improváveis):

Israel ataca o Irão, o estreito de Ormuz é fechado e o Brent atinge os 200 usd por barril (actual 118);

O S&P atinge os 1800 pontos (actual 1350);

O Ouro ultrapassa os 2500 usd (actual 1730) e a prata ultrapassa os 80 usd (actual 33,50);

Os EUA entram em default técnico;

É possível ganhar dinheiro, com risco limitado, neste tipo de previsões extravagantes? Sim. É provável ganhar dinheiro? Não. É racional? Pode ser.

Com uma pequena fracção do património praticamente qualquer investidor pode construir o seu portfolio de cisnes negros, com um risco limitado e potencial explosivo.


Sem comentários: