quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ALERTA! ALERTA! BOLHAS ESPECULATIVAS

Por Alexandre Mota


Conforme expliquei no primeiro post deste blogue (Ctrl+P em 13 de Fevereiro de 2012) a temática da emissão monetária está a influenciar positivamente o comportamento das acções e das commodities. Quanto? Na minha opinião, quase totalmente.

Esta subida dos mercados accionistas e das commodities não resulta da percepção de que vai ser criada mais riqueza real (maior quantidade de bens e serviços disponíveis). Resulta, isso sim, de uma alocação de mais dinheiro ao mercado de capitais (dinheiro vindo e criado do nada pelos bancos centrais!).
Trata-se, portanto, especulação pura e dura. Antecipando o BID dos bancos centrais, os mercados compraram, compraram…um pouco de tudo. Portanto, estar BULL nos mercados accionistas é acreditar em parte (no meu caso SÓ NISSO) no insuflar duma bolha dos activos reais, de que fazem parte as empresas, terrenos agrícolas e as commodities. Nesta matéria registo como factos que corroboram a tese:
- a elevada correlação entre as commodities e os índices accionistas;
- a alta correlação entre os metais preciosos e os índices accionistas;
- o timing das subidas dos índices accionistas (o S&P estancou perdas e começou a subir depois das várias juras da FED no sentido de manter baixas as taxas de juro e em reacção ao aumento do balanço do banco central (FED); os índices europeus começaram a subir, apesar do problema grego, após o anúncio do LTRO em Dezembro do ano passado);
- os índices accionistas continuam suportados pela expectativa de expansão de balanços por parte dos bancos centrais (QE3, LTRO2, etc)

Estamos perante uma bolha especulativa? Sim, E ENTÃO? Para mim não há um problema se soubermos onde está o ponto fraco da tese da subida. E o ponto fraco é só um: quando a impressora parar, o mercado accionista vai crashar. Se a impressora abrandar, o mercado vai consolidar (eufemismo para uma queda de 10%).

Existe a explicação convencional sobre o que é uma bolha especulativa, acessível em qualquer motor de busca na web, e existe a explicação que eu mais aprecio: “Chamamos Bolha Especulativa a um movimento substancial de preços que não tivemos capacidade de antecipar e investir a tempo.”

Mas há uma alternativa segura? E Se esta bolha rebentar?
Há com certeza. Há um governo do outro lado do Atlântico que paga 2% ao ano durante 10 anos por uma obrigação que não conseguirá pagar a não ser emitindo mais moeda (o dólar).

Isto faz sentido?

Na minha opinião, não faz. É também uma bolha especulativa que vai acabar um dia. Com uma diferença. Esta bolha especulativa engana. Promete rendimentos certos e capital no vencimento. É vista como um porto seguro PORQUE está assente na falácia da perenidade da supremacia americana. Até ao dia em que….
  
P.S: nada melhor que um actor na navegação de bolhas especulativas para explicar “a Bolha da Supremacia Americana” – George Soros



Sem comentários: