terça-feira, 6 de março de 2012

SEGUROS

Por Alexandre Mota


"Pensamento duplo indica a capacidade de ter na mente, ao mesmo tempo, duas opiniões contraditórias e aceitar ambas” – Oscar Wilde.

Volto a usar esta citação porque penso que os mercados financeiros são uma arena em que a capacidade de construir e desconstruir o nosso próprio raciocínio é uma das condições necessárias ao sucesso.

Ontem titulei o meu post com a frase “As bolsas vão cair”. Quem leu o racional da ideia e os posts anteriores não pode encontrar contradição. Quem só leu o título, precisa de alguns acrescentos clarificadores.

Vejamos:
1) Eu penso que o Ctrl+P é o principal motor do bull market
2) Há indícios que o Ctrl+P vai abrandar
3) Sem Ctrl+P o mercado accionista cai
4) Se o mercado accionista cair, virá mais Ctrl+P
5) Mais Ctrl+P implica mais subidas do mercado accionista

Nota: Ctrl+P é um acrónimo para a política acomodatícia dos bancos centrais caracterizada por baixas taxas de juro e estímulos quantitativos.

Conclusão: no fim da história esta temática da impressão monetária é positiva para os mercados accionistas. No entanto, o ciclo das próximas semanas pode apontar noutro sentido. Uma das formas de monetizar esta visão é conciliar um portfolio de posições longas devidamente seleccionadas, com seguros que protejam uma queda do índice geral. Voltarei a este assunto.

Sem comentários: