Jack Schwager é conhecido pela publicação das suas entrevistas a traders e
investidores de sucesso: “The market wizards”. No seu último “Hedge fund market
wizards”, ele repete a fórmula e faz um resumo em jeito de lições sobre o
mercado.
Uma das lições mais polémicas é: “Não confundir o conceito de negócio
ganhador com o conceito de bom negócio.”
Numa primeira leitura esta lição parece absurda. De facto, ganhar é sempre
bom e perder é sempre mau. Não será assim? Não. Claramente, não.
Vejamos a explicação de Schwager, que subscrevo na íntegra:
“Um bom negócio pode perder dinheiro e um mau negócio pode ganhar
dinheiro. Até os melhores processos de investimento perdem dinheiro durante uma
certa percentagem de tempo. Não há forma de saber aprioristicamente qual o
negócio específico que ganhará dinheiro. Desde que o negócio decorra de um
processo com uma vantagem probabilística, o negócio é bom, ganhe ou perca,
porque se forem feitos negócios similares múltiplas vezes, o processo resultará
num lucro ao longo do tempo. Já um negócio iniciado sem processo, ou como mero
jogo de casino, é sempre mau, ganhe ou perca, porque ao longo do tempo o
processo é intrinsecamente perdedor.”
Mark Douglas, autor do bestseller – trading in the zone - sobre a
psicologia dos investimentos, escreve no seu livro:
“Para eliminar o risco emocional do trading é preciso neutralizar as
expectativas quanto ao comportamento do mercado num dado momento ou
situação….temos de estar dispostos a pensar a partir da perspetiva do
mercado…que comunica connosco com base em probabilidades….Para pensar em termos
de probabilidades, temos de criar uma atitude mental coerente com os princípios
fundamentais desse ambiente.
Essa atitude consiste em 5 verdades fundamentais:
1) Tudo pode acontecer
2) Para ganharmos dinheiro consistente não
precisamos de saber o que vai acontecer a seguir;
3) Há uma distribuição aleatória entre ganhos
e perdas e um conjunto de variáveis que definem uma oportunidade
4) Uma oportunidade é uma maior probabilidade
de acontecer um acontecimento do que outro
5) Cada momento do mercado é
único
….”
Uma boa parte das estratégias ditas alternativas tem esta abordagem e
atitude no seu ADN metodológico. Como consequência, o seu padrão de resultados
foge à normalidade que tipicamente domina as estratégias clássicas (pex: ações
e obrigações). Podemos afirmar que do lado clássico temos média, benchmarks e
um padrão que tende para a igualdade e indiferenciação. Do outro lado - do lado
alternativo - temos muita dispersão, retorno absoluto, padrões desiguais e
diversidade. Consequentemente, a questão do processo de investimento é muito
mais relevante para uma gestão alternativa, cujo gestor sabe que tem de apostar
na diferenciação, ou invés do gestor clássico que tem um benchmark como guião.
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